O que é o Scrapbook?


Scrapbook é arte de juntar fotos e recordações em um álbum de uma maneira criativa, preservando memórias, eventos e histórias. Com criatividade podemos usar a mesma técnica para elaborar convites (nos mais variados temas), marcadores de livros, porta-retratos, calendários, capas de álbuns e cadernos.
Histórico e Atualidade
Os primeiros "álbuns" de scrapbook eram coleções de restos de papéis brilhantes, embalagens e cartões, organizados por tema ou tipo de material. O termo "scrapbook" vem de papéis coloridos brilhantes que eram chamados de "scrap" sendo originalmente os recheios dos primeiros álbuns.
Tendo início há muitos séculos atrás, através de diários, jornais e livros. A arte de Scrapbook teve origem na Alemanha passando então para Inglaterra. No século XVII havia um tipo de "álbum" chamado de Commonplace Books, onde as pessoas escreviam poemas e anotações; estes diários eram feitos à mão. Outro tipo interessante era o "álbum dos amigos", nesse "álbum" havia pensamentos e recordações, sendo costume na época colecionar cabelos dos amigos como lembrança.
Nos Estados Unidos, a arte do Scrapbook chegou há mais de cem anos, desenvolvendo-se principalmente no norte da América, em regiões como Salt Lake City em Utah, onde se concentram muitas famílias da religião Mórmon.
Alguns famosos que foram grandes fãs de scrapbook:
* Rainha Victoria - tinha álbum de scrapbook exposto no Palácio Real.
* Andy Warhol - pai da pop arte, começou colecionando fotos e recordações durante sua infância, elaborando 42 álbuns de scrapbook.
* Mark Twain - filósofo americano (Joana D'arc) separava os domingos para seu hobby. Teve 57 diferentes tipos de scrapbook.
* Thomas Jefferson - um dos maiores presidentes dos EUA, guardava em brochuras de couro, desenhos, notas, folhas secas e outras recordações. Seus "álbuns" são preservados em sua casa em Virginia, EUA.
Hoje em dia
A diferença básica entre os primeiros álbuns de scrapbook e os de hoje são as fotos. Por volta de 1880 quando a primeira câmera foi inventada, as fotos de família foram aparecer nos álbuns. Países como Inglaterra, Austrália, mas principalmente nos EUA, scrapbooking é uma arte expressiva que mostra fotos e recordações de uma forma segura e criativa em álbuns. Com o cuidado de usar papéis, colas, canetas e outros produtos livres de ácido, as páginas são decoradas com vários tipos de acessórios e textos/ histórias. A revista Time Magazine publicou que essa indústria cresceu de $350 milhões/ano em 1998 para mais de $1.4 bilhões/ano em 2002, e que ainda continua crescendo.
A técnica Scrapbooking é um sucesso que conquista todo o mundo. No Brasil, muitas pessoas estão praticando scrapbooking. No seu início foi utilizada para relembrar os entes queridos que falecem nas atrocidades que ocorrem em nossos dias, sejam guerras violentas e atentados, onde pessoas inocentes e pacatas perdem suas preciosas vidas.
Surgiu a idéia de enfeitar o álbum, dando um colorido especial às fotos. Vejam, num momento em que cresce o interesse em guardar as fotos no computador, retornamos aos tempos das fotos em papel. Sejam em casamentos, nascimentos e todo tipo de festas as fotos quando aplicadas na técnica do Scrapbooking ficam lindas. Mesmo os fotógrafos profissionais já oferecem álbuns elaborados na técnica do Scrapbooking.
Ao praticar Scrapbooking você deve ter senso crítico e, como uma medicação, utilizar a dose na medida certa. Nunca exagere no trabalho com Scrapbooking. No fundo, você estará dando sua interpretação para uma ocasião, transparecendo seu estado de ser.
O desafio é você montar a página na técnica Scrapbooking procurando, através das imagens e efeitos utilizados, passar a sua mensagem. O ideal é utilizar a menor quantidade possível de textos. Evite colocar texto extenso, para evitar muita poluição.